Título: Higiene oral para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica invasiva em doentes em estado crítico | Tradução em parceria com a Cochrane Portugal
Título original: Oral hygiene care for critically ill patients to prevent ventilator‐associated pneumonia
Tingting Zhao, Xinyu Wu, Qi ZhangChunjie Li, Helen V Worthington, Fang Hua
Version published: 26 April 2021
https://doi.org/10.1002/14651858.CD008367.pub4
Traduzido por: Carlota Duarte de Mendonça, Pedro Gonçalves, Joana Faria Marques, João Silveira e António Mata, Centro de Estudos de Medicina Dentária Baseada na Evidência, Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa, com o apoio da Cochrane Portugal.
A pneumonia associada à ventilação invasiva é uma patologia que se desenvolve em indivíduos submetidos a ventilação mecânica pelo menos durante 48 horas. A pneumonia associada à ventilação é uma complicação grave em indivíduos cujo estado de saúde já é crítico. Os cuidados de saúde oral, nomeadamente com soluções de bochecho/colutório, géis, raspador, escova dentária, de forma isolada ou combinada, juntamente com a aspiração de secreções, podem reduzir o risco desta patologia nestes pacientes. O objetivo desta revisão foi avaliar os efeitos dos cuidados de saúde oral na incidência de pneumonia associada à ventilação invasiva em pacientes com um estado de saúde crítico que recebem ventilação mecânica em unidades de cuidados intensivos hospitalares.