PSL Outubro 2024
Associação entre a Escovagem dentária diária e Pneumonia adquirida no
hospital: Uma Revisão Sistemática e Meta-Análise.


Ehrenzeller S, Klompas M. Association Between Daily Toothbrushing and Hospital-Acquired
Pneumonia: A Systematic Review and Meta-Analysis. JAMA Intern Med. 2024 Feb 1;184(2):131-142.
doi: 10.1001/jamainternmed.2023.6638. PMID: 38109100; PMCID: PMC10728803.

Resumo para Leigos
Importância da investigação:

A pneumonia é uma inflamação dos pulmões que afeta sobretudo os pequenos sacos aéreos das porções terminais dos mesmos (alvéolos pulmonares). Esta condição pode ser adquirida em contexto hospitalar
(pneumonia adquirida no hospital), aquando da permanência (internamento) nestes ambientes (infeção nosocomial). Esta condição afeta cerca de 1% dos indivíduos hospitalizados. E tem impacto direto no número de mortes, prolongamento dos períodos de permanência nas unidades hospitalares bem
como nos custos.

Como podemos prevenir esta condição?

Não existem normas claras no que diz respeito à prevenção da pneumonia adquirida no hospital. A única coisa que se sabe é que, possivelmente, a sua origem está relacionada com bactérias provenientes da boca. Posto isto, a escovagem dentária diária, rigorosa e regular surge como uma estratégia de prevenção. Os investigadores pensam que o “esfregar” da escovagem possa ser mais eficaz na destruição dos conjuntos de bactérias que se alojam na boca e/ou nos dentes, evitando desta maneira que as mesmas passem para o sistema respiratório.

Pergunta da investigação:

A escovagem dentária diária em pacientes hospitalizados está associada à prevenção de pneumonia adquirida no hospital?

Onde fomos buscar a informação?

A informação para responder à pergunta foi encontrada em bases de dados eletrónicos. Os investigadores encontraram 15 estudos com potencial para responder à pergunta colocada.

O que descobrimos?

O número total de pacientes incluídos nos 15 estudos considerados foi de 2786. Treze estudos apresentaram dados para a ocorrência de pneumonia adquirida no hospital. Todos eles foram concordantes no que diz respeito ao facto de a escovagem dentária reduzir o potencial desenvolvimento de pneumonia adquirida no hospital. Salientam ainda que a probabilidade de desenvolver pneumonia é ainda mais baixa em pacientes submetidos a ventilação invasiva. Para além disso, pacientes submetidos a cuidados de saúde oral que inclui a escovagem dentária permanecem menos tempo internados nas unidades de cuidados intensivos, bem como necessitam de menos tempo de ventilação.
Quanto ao número de mortes, parece também existir uma diminuição associada ao
grupo de pacientes submetidos a escovagem dentária.

O que concluímos?

As descobertas desta revisão sugerem que a escovagem dentária diária pode estar associada a uma menor ocorrência de pneumonia adquirida no hospital, particularmente em pacientes que necessitam de
ventilação. Para além disso, a adoção desta medida parece reduzir o número de mortes, tempo necessário de ventilação, bem como o período de internamento dos doentes. Políticas e programas mais amplos e consistentes que incentivem a escovagem dentária são justificados.

Implicações na vida diária:

Esta investigação destaca como a saúde da boca e a saúde geral estão ligadas. Mesmo que a Medicina Dentária seja muitas vezes vista como uma entidade separada da medicina em geral, a verdade é que a saúde geral começa pela boca. A boca pode ser a porta de entrada para bactérias, como foi visto com a COVID-19. É essencial que as pessoas entendam a importância de cuidar bem da saúde da boca, que vai para além de apenas cuidar dos dentes. Por isso, a Ordem dos Médicos Dentistas e outras entidades estão a trabalhar no sentido de educar as pessoas sobre como cuidar da saúde oral.

A MELHOR ESCOVA É A MELHOR UTILIZADA PELO PACIENTE! E ESTA?”

Escova Manual VS Escova Elétrica, qual é a mais eficaz?

Segundo os estudos publicados, a escova elétrica parece ser mais eficaz na remoção da placa bacteriana e na prevenção de gengivite(1).

A gengivite é provocada pela presença de placa bacteriana e, caso não haja intervenção precoce pode evoluir para  doença periodontal, em indivíduos suscetíveis. Assim, a eficaz remoção da placa bacteriana, evita a condição de gengivite e consequentemente a de periodontite(2).

Embora os testes indiquem que a escova elétrica é maiseficaz na remoção da placa bacteriana, existem dúvidas quanto ao impacto clínico da adoção desta escova. Isto é, ainda não existe consenso no que diz respeito ao efeito real da utilização de escovas elétricas(1).

Escova manual – Qual o cabo e a dureza das cerdas da escova manual que são indicados?

Não existe uma regra para a escolha do cabo da escova. O mesmo deve ser escolhido tendo em conta a destreza do indivíduo. Quanto mais adequado o cabo, mais fácil será o manuseamento da escova e, por conseguinte melhor será a remoção da placa bacteriana(4).

A crença geral da sociedade é que a escovagem manual com uma escova com cerdas mais duras é mais eficaz. Efetivamente, essas cerdas promovem a remoção de placa bacteriana, mas potenciam danos nas estruturas de suporte da cavidade oral (nomeadamente nas gengivas)(5).

Assim, devemos usar escovas com cerdas de menor dureza (baixa ou média), durante o tempo recomendado de escovagem (2 a 3 minutos), pois esta combinação previne danos na cavidade oral, e é eficaz no controlo da placa bacteriana(3,5). A placa bacteriana é mole, logo cerdas de baixa dureza conseguem eliminá-la. A placa bacteriana calcificada (tártaro ou placa bacteriana dura) só consegue ser removida numa consulta de manutenção com o seu médico dentista.

Escova elétrica – Quais as reais vantagens? Qual é a cabeça indicada?

A escova elétrica é uma mais-valia para pessoas com menor destreza com as escovas manuais, nomeadamente crianças e indivíduos com necessidades especiais(3).

Ao utilizarmos uma escova elétrica, somos confrontados com a variedade de cabeças que existem, as quais determinam o tipo de movimento de escovagem. As cabeças que desempenham o movimento de rotação oscilante parecem ser as mais eficazes na remoção da placa bacteriana(1).

Flúor – O fiel amigo do dente! O maior inimigo da cárie…

O controlo mecânico da placa bacteriana (escovagem) deve ser combinado com uma pasta de dentes que contenha flúor. Este deve estar presente numa concentração que seja eficaz (1000-1500 ppm), e a pasta deve ser usada na quantidade indicada para cada indivíduo(6).

O uso de uma pasta de dentes fluoretada (que contém flúor) irá prevenir a doença cárie dentária.

RECOMENDAÇÃO FINAL

A melhor escova é a melhor utilizada pelo paciente!

O uso de uma escova elétrica é recomendado para pessoas com menor destreza com uma escova manual, e deve ser usada com uma cabeça que desempenhe um movimento de rotação oscilante. Optando pelo uso da escova manual, o indivíduo deverá escolher uma escova com um cabo que o permita manuseá-la corretamente, e as cerdas deverão ser de dureza média ou baixa. A escovagem, com qualquer um dos tipos de escova, deve ser feita com pasta fluoretada, durante 2 a 3 minutos.

Recomendações com base na evidência infra descrita:

  • Yaacob M, Worthington HV, Deacon SA, Deery C, Walmsley AD, Robinson PG, et al. Powered versus manual toothbrushing for oral health. Cochrane Database of Systematic Reviews. 2014 Jun 17;(6).
  • Page RC. Gingivitis*. Journal of Clinical Periodontology. 1986 May;13(5):345–55.
  • Ministério da Saúde Direcção-Geral da Saúde Circular Normativa Assunto: PROGRAMA NACIONAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE ORAL No: 01/DSE DATA: 18/01/05 Para: Administrações Regionais de Saúde e todos os Serviços Prestadores de Cuidados de Saúde Contacto na DGS: Divisão de Saúde Escolar -Dr.a Gregória Paixão von Amann [Internet]. Available from: https://www.omd.pt/content/uploads/2017/12/dgs-circular-normativa-01dse-2005.pdf
  • Droubi L, Laflouf M, Alkurdi S, Sauro S, Mancino D, Haikel Y, et al. Does Customized Handle Toothbrush Influence Dental Plaque Removal in Children with Down Syndrome? A Randomized Controlled Trial. Healthcare. 2021 Aug 30;9(9):1130.
  • Sunny, Agarwal V, Agarwal S, Ranjan R. Effects of Bristle Hardness & Duration of Manual Tooth brushing on Plaque Control. Indian Journal of Community Health. 2017 Mar 31;29(1):123–8.
  • Walsh T, Worthington HV, Glenny AM, Marinho VC, Jeroncic A. Fluoride toothpastes of different concentrations for preventing dental caries. Cochrane Database of Systematic Reviews [Internet]. 2019 Mar 4;3(3). Available from: https://www.cochrane.org/CD007868/ORAL_fluoride-toothpastes-different-strengths-preventing-tooth-decay